CPRJ participa da 7ª Reunião da CEDEMAR

No dia 12 de dezembro, o Capitão dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) participou da 7ª Reunião da Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (CEDEMAR), no Palácio Guanabara.

A iniciativa faz parte de uma sucessão de esforços, entre a Marinha e instituições públicas, que tem o intuito de solucionar a situação dos cascos abandonados ou soçobrados na Baía de Guanabara, cujo mapeamento está em curso desde o ano de 2012, por meio de estudo para identificação de potencial descarte do material, ou mesmo reinserção na cadeia produtiva reversa.

O debate, contou com a participação do CPRJ; do Presidente da PortosRio, Vice-Almirante (Ref) Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira; do Deputado Federal Júlio Lopes; do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, o Sr. Cássio Coelho; representantes do Ministério Público Estadual (MPRJ), Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A CEDEMAR é uma Comissão Estadual, responsável pela elaboração de políticas públicas no segmento marítimo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, criada em 2021. Reuniões como essas permitem que Órgãos e Instituições estreitem laços, com a finalidade de zelar pela segurança do tráfego aquaviário, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica na região.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).