Na última sexta-feira, 10 de agosto, o renomado Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) abriu as portas do Estaleiro Base Naval de Itaguaí (EBN-Itaguai) para um grupo especial: professores e estudantes das mais prestigiadas universidades do Rio de Janeiro. Entre elas, estavam a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Fundação Getúlio Vargas (FGV), além dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval (EGN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Apresentando o Futuro da Marinha A visita não foi apenas um passeio comum. Sob a tutela do VA (RM1-EN) Sydney dos Santos Neves, Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino de Propulsão Nuclear (COGESN), os visitantes foram imersos em uma apresentação detalhada. Neves elucidou sobre o ambicioso projeto de submarinos, destacando a parceria estratégica Brasil-França e ressaltando temas essenciais, como transferência de tecnologia, nacionalização de equipamentos, capacitação técnica e a ascensão da indústria de defesa brasileira.

Inovação e Desenvolvimento em Pauta O público se mostrou altamente engajado, com grande interesse em temas específicos. Entre os tópicos discutidos, figuraram a inovação e o avanço tecnológico na indústria naval, o impacto na geração de empregos diretos e indiretos e a relevante inserção do Brasil no seleto grupo de nações que dominam a tecnologia nuclear. Outro ponto de destaque foi a colaboração entre a Marinha e instituições acadêmicas, visando a capacitação técnica em universidades e centros de pesquisa.

Estreitando Laços com a Sociedade O evento, mais do que uma simples visita, representou uma oportunidade singular para a sociedade civil se familiarizar com as atividades desenvolvidas pela Marinha. Além disso, reforçou os laços entre a Marinha e a academia, demonstrando o compromisso do CEPE-MB em estabelecer parcerias sólidas e produtivas com o setor educacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).