Os nove Distritos Navais da Marinha do Brasil (MB) divulgarão, a partir do dia 20 de outubro, os Avisos de Convocação do Processo Seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais temporários (SMV-OF), com oportunidades em todo o Brasil. As vagas são para nível superior em áreas como apoio à Saúde, Medicina, Engenharia e Magistério. Podem concorrer candidatos com mais de 18 anos e menos de 41 na data da incorporação. As inscrições começam no dia 25 de outubro e vão até o dia 8 de novembro.

O vínculo entre os militares temporários e a Marinha pode ser renovado a cada ano, podendo chegar até oito anos, sem possibilidade de estabilidade. Além disso, os voluntários disputam vagas regionalmente, em cada Distrito Naval, e não a nível nacional, como nos concursos para carreira. Veja aqui as vagas confirmadas.

Saiba como inscrever-se no SMV-OF
Entre os dias 25 de outubro e 8 de novembro, os interessados deverão acessar o site do Processo Seletivo, escolher o Distrito Naval de preferência e ler o Aviso de Convocação por completo. O processo seletivo para o SMV-OF é regional, portanto cada Distrito Naval abre vagas conforme sua necessidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Etapas do Processo Seletivo
Os certames serão compostos por sete etapas, sendo a primeira uma prova objetiva com 50 questões, sendo 25 de Português e 25 de Formação Militar-Naval, de caráter eliminatório e classificatório. Para as vagas de médico, o conteúdo será dividido em 25 questões de Português e 25 de Conhecimentos Específicos. As fases seguintes do certame incluem Verificação de Dados Biográficos e Verificação Documental, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física de Ingresso, Prova de Títulos, Designação à Incorporação e Incorporação.

rm2 f01 0
Militares durante o desfile de sete de setembro – Imagem: Marinha do Brasil

Conheça a carreira e remuneração do Oficial temporário na Marinha
Ainda que sejam Oficiais temporários, estes militares poderão progredir na carreira naval, mesmo que seja em até oito anos, período máximo do SMV. O posto inicial a ser ocupado será o de Guarda-Marinha, permanecendo durante os seis primeiros meses. Após isso, o militar passará a Segundo-Tenente e permanecerá por mais seis meses, indo a Primeiro-Tenente ao completar um ano de incorporação. Caso chegue ao sétimo ano, será promovido ao posto de Capitão-Tenente.

Serviço
Processo Seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais temporários
Inscrições entre 25 de outubro e 8 de novembro.
Mais informações: https://www.marinha.mil.br/sspm/?q=content/processo-seletivo-para-o-servico-militar-voluntario

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).