Por ocasião das comemorações do Dia do Hidrógrafo deste ano, a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) lançou neste mês de outubro o Geoportal da Infraestrutura de Dados Espaciais Marinhos, cujo endereço é https://idem.dhn.mar.mil.br/. A plataforma permite que qualquer usuário com internet acesse às informações georreferenciadas de modo fácil, exibidos por um visualizador de mapas e aplicados aos mais variados fins.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Como exemplo, podem ser realizadas consultas a dados meteoceanográficos para planejamento de operações ou utilização em pesquisas científicas. Com a iniciativa, a DHN visa atender a compromissos nacionais e internacionais de intercâmbio de dados ambientais marinhos, dentre eles:

1. O Plano de Ação para Implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), instituída pelo Decreto nº 6.666 de 27 de novembro de 2008;

2. O Planejamento Espacial Marinho (PEM) da Amazônia Azul, coordenado pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar;

3. Servir de Banco Nacional de Dados Oceanográficos (BNDO), conforme estabelecido no Decreto de 5 de janeiro de 1994;

4. Os requisitos do Programa Internacional de Intercâmbio de Dados e Informações Oceanográficas (IODE), da Comissão Oceanográfica Intergovernamental – COI da UNESCO; e

5. O Grupo de Trabalho de Infraestruturas de Dados Espacias Marinhos (MSDIWG), promovido pela Organização Hidrográfica Internacional (OHI).

captura de tela 2022 10 21 as 13.45.40

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).