Os brasileiros são o maior patrimônio do Brasil. Tendo isso como uma certeza, a Marinha lançou, neste mês, a campanha institucional “Nosso compromisso é com você”. A divulgação ocorrerá até o dia 15 de abril e tem o propósito de enaltecer o permanente emprego de meios e pessoal da Marinha do Brasil (MB) no cuidado e no apoio à população brasileira.
O exemplo mais recente é a atuação da MB em Petrópolis, por ocasião das chuvas que causaram estragos na cidade, mas não fica só por aí. Existem muitas outras ações que são feitas em todas as regiões do País, de forma permanente ou temporária, ao longo de todo ano. Dentre as ações mais conhecidas estão as Operações de Assistência Hospitalar (ASSHOP) à população ribeirinha, que são realizadas pelos chamados “Navios da Esperança”, na Região Norte.
ASSHOP
Em cada ASSHOP, um Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) da MB atende a uma determinada região escolhida antecipadamente. Nessas operações são empregados os NAsH “Dr. Montenegro” (U-16), “Osvaldo Cruz” (U-18) e “Carlos Chagas” (U-19). Embarcados nos navios, profissionais de saúde, provenientes de outras regiões do Brasil, lançam-se nas barrancas dos rios da Amazônia levando alívio para as pessoas que moram nesses locais.
As áreas a serem visitadas são denominadas Pólos de Saúde e se referem às localidades ribeirinhas mais carentes de atendimento, resultado, principalmente, da distância dos centros urbanos da região, inexistência de serviços de saúde, públicos ou privados, falta de atividades econômicas estáveis e lucrativas, e falta de infraestrutura de saneamento básico (água potável e esgoto tratado). Em muitos casos, as visitas dos navios da MB são a única oportunidade de atendimento médico e odontológico a esses moradores.
Para conhecer um pouco mais sobre as diversas ações realizadas pela Marinha do Brasil em apoio a população brasileira acesse o link abaixo e leia matérias publicadas em 2022.
foto3 9 foto2 36
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).