Inspetor naval verifica documentação da embarcação durante abordagem em Morro de São Paulo

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) intensificou, no período de 14 a 17 de janeiro, a fiscalização do tráfego aquaviário no arquipélago de Cairu, localizado no Baixo Sul da Bahia. A ação aconteceu no contexto da Operação “Verão” e teve como objetivo reforçar a fiscalização das localidades com aumento expressivo do tráfego de embarcações de esporte e lazer e de transporte de passageiros

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na oportunidade, foram verificadas a habilitação dos condutores, a documentação da embarcação, o material de salvatagem (coletes e boias), os extintores de incêndio, as luzes de navegação, a capacidade de lotação e o estado da embarcação. Além disso, foram utilizados etilômetros, tendo em vista ser proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores de embarcações.

gfiytfryurdygoijc
AviPa “Dourado” e LAEP-10 “Barracuda”
atuaram na fiscalização de embarcações

Foram abordadas 174 embarcações, com 21 notificações emitidas e nenhuma apreensão. Adicionalmente, foram realizados 5 testes de alcoolemia nos condutores de embarcações. Cerca de 40 militares participaram da operação. A LAEP-10 “Barracuda”, 1 bote e 2 motos aquáticas da CPBA foram empregadas nas ações, além do Aviso de Patrulha (AviPa) “Dourado” e da Aeronave IH-6, respectivamente subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste e ao Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), da Força Aeronaval.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).