Militar instala cobertura de eixo de motor em embarcação

A Marinha realizou, nos dias 22 e 23 de março, a comissão “Volta às aulas”, em São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó (PA). As ações foram promovidas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) com apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião da Boa Vista, da Secretaria de Saúde do Estado do Pará, Secretaria de Educação do Estado do Pará, Organização Não Governamental Amigos Voluntários do Pará e a Secretaria de Estado de Assistência Social. Para a comissão foi empregado o Aviso Auxiliar “Breves”, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foram mobilizados 16 militares em ações de prevenção, conscientização e outras iniciativas em prol da segurança da navegação. Aproximadamente, 440 pessoas receberam instruções, por meio de palestras sobre práticas individuais e coletivas, que promovam a prevenção de acidentes, como o escalpelamento.

Foram doados 20 coletes salva-vidas; instaladas 10 coberturas de eixo de motores em pequenas embarcações da região; distribuídas 50 toucas para mulheres e crianças prenderem os cabelos; doação de 100 livros em escolas onde ocorreram palestras, uma delas, com a participação dos artistas locais Jurubeba Raimunda e João do Porco; entregues panfletos e cartazes educativos em portos e locais com maior fluxo de circulação de pessoas.

eqwert7yuipoklkrjehygtf
Marinha presente em ações no interior do Pará

Além disso, foram realizados 13 atendimentos de serviços de regularização de documentação das embarcações e de condutores, como segunda via da carteira marítima, transferência de jurisdição da Caderneta de Inscrição e Registro, inscrição de embarcação, renovação de título de embarcação, transferência de propriedade de embarcação e vistoria.

A comissão tem como objetivo combater os acidentes da navegação, estimulando a edificação da mentalidade fluvial junto a comunidades ribeirinhas, por meio de iniciativas voltadas para a segurança da navegação, prevenção da poluição, a salvaguarda da vida humana, de seus tripulantes, passageiros e cargas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).