Por Primeiro-Tenente (RM2-T) Augusto Rodrigues Agência Marinha de Notícias Belém, PA

A Marinha do Brasil vai intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário, nas regiões litorâneas e nos rios do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí, de 1o a 31 de julho. As ações de inspeção naval, no período de férias escolares, terão o objetivo de coibir o uso de bebidas alcoólicas por condutores de embarcações, verificar a existência e estado de conservação do material de salvatagem e a observação de regras de segurança da navegação.

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“As capitanias vão intensificar as inspeções navais em áreas de fundeadouros, flutuantes, iate clubes e marinas, locais onde ocorrem passeios turísticos e, com isso, maior fluxo de lanchas e motos aquáticas. Serão administradas, também nesse período, palestras sobre uso de coletes salva-vidas, material de salvatagem, uso de extintores e o cuidado de não ultrapassar a quantidade máxima de passageiros”, explica o Capitão dos Portos do Piauí, Capitão de Fragata José Eduardo da Silva.

Amapá

A Capitania dos Portos do Amapá realizará ações pedagógicas e de fiscalização em Macapá, Santana, Mazagão, Itaubal, Calçoene e Oiapoque.

Maranhão

A Capitania dos Portos do Maranhão realizará inspeções e atividades educativas, nas áreas de maior fluxo de embarcações de transporte de passageiros e de esporte e recreio, na região metropolitana de São Luís e nos municípios de Barreirinhas, Balsas e Barra do Corda.

Pará

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental terá inspetores de prontidão em Marabá e Belém (no Distrito de Icoaraci, Ilha de Mosqueiro, Terminal Hidroviário, Av. Bernardo Sayão e Praça Princesa Isabel), com foco no tráfego de lanchas, iates e motos aquáticas.

Piauí

A Capitania dos Portos do Piauí mobilizará seu efetivo para o Porto dos Tatus, em Ilha Grande, e Lagoa do Portinho, em Parnaíba, regiões turísticas que recebem grande fluxo de embarcações em julho.

Balanço da última Operação “Verão”

A última fase da Operação “Verão”, realizada no Amapá, Maranhão, Pará e Piauí, aconteceu entre 17 de dezembro de 2022 e 16 de janeiro de 2023. Durante o período, as equipes efetuaram 3.383 abordagens a embarcações, que resultaram em 135 notificações e 32 apreensões. Também foram instaurados cinco inquéritos sobre acidentes e fatos da navegação.

As irregularidades mais comuns foram condução por pessoa não habilitada, documentação incompleta ou vencida e más condições de navegabilidade.

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Documentação incompleta e condições de segurança estão entre as infrações mais comuns – Imagem: Tenente Jonatas Hisamitsu/Marinha do Brasil

Disque 185: emergências marítimas ou fluviais

O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar) tem a missão de prestar auxílio à vida humana em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis interiores. O telefone 185 é destinado exclusivamente para receber pedidos de socorro.

Os integrantes do Salvamar estão preparados, 24 horas por dia, para atender aos pedidos de socorro, utilizando navios, aeronaves e mergulhadores da Marinha, bem como embarcações de entidades privadas e de órgãos governamentais, acionadas por uma estrutura de auxílio mútuo.

O canal 16 (frequência 156.8MHz) das estações rádio VHF (a bordo ou em terra) é exclusivo para chamada e escuta de pedidos de socorro.

Serviço

A Marinha do Brasil incentiva e considera importante a participação da sociedade. Denúncias de irregularidades em embarcações de transporte de cargas e de passageiros, nos estados citados, podem ser recebidas pelos seguintes canais:

Capitania dos Portos da Amazônia Oriental: (91) 3218-3954 e (91) 99114-9148

Capitania Fluvial de Santarém: (93) 3522-2870

Capitania dos Portos do Amapá: (96) 3281-5480 e (96) 99112-1538

Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque: (96) 3521-1321

Capitania dos Portos do Piauí: 0800 095 2844

Capitania dos Portos do Maranhão: (98) 2107-0121

Agência Fluvial de Imperatriz: (99) 3525-3391

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).