A inauguração do busto do Almirante Tamandaré contou a presença do Comandante do 4º Distrito Naval e do Prefeito de Santarém

A Capitania Fluvial de Santarém (CFS) inaugurou, no dia 27 de maio, o busto do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil, no novo Porto Fluvial de Santarém (PA), considerado o maior e mais moderno terminal hidroviário do Brasil. Na mesma data, foi reinaugurado, na praça Almirante Barroso, o busto do Almirante Barroso, herói brasileiro que conduziu à vitória na guerra da Tríplice Aliança contra as forças Paraguaias. As iniciativas fazem parte das comemorações da Marinha ao bicentenário da Independência do Brasil, celebrado em 2022.

O descerramento dos bustos ficou a cargo do Comandante do 4° Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa; do Chefe do Estado-Maior do Comando do 4° Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Junior; do Capitão dos Portos de Santarém, Capitão de Fragata Fabrício Fróes Teixeira; do Prefeito de Santarém, Francisco Nélio Aguiar da Silva; e da Coordenadora de Portos e Transporte Aquaviário, Lilian Ermiane Aparecida Pereira Maués.

blank
Busto do Almirante Barroso, Herói da guerra da Tríplice Aliança

O Comandante do 4° Distrito Naval ressaltou a importância da valorização dos vultos históricos da Marinha do Brasil. “Nós, brasileiros, precisamos cultivar os valores de patriotismo e amor pela nossa Nação. Estamos presentes aqui para reverenciar as memórias dos Almirantes Tamandaré e Barroso, heróis brasileiros tão importantes que tinham os interesses da Pátria sempre acima dos seus interesses pessoais. Seus atos de bravura e valores nos inspiram como marinheiros, nos motivando para realizar com dedicação e bravura nossa missão”, disse.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui