Descerramento da placa

Em 20 de dezembro, a Marinha do Brasil (MB) inaugurou o monumento em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, na Praça das Águas, em Cabo Frio-RJ.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

cabo frio
Lançamento do pavilhão do Patrono da Marinha

A cerimônia de inauguração, presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando do 1º Distrito Naval, contou com a presença do Prefeito de Cabo Frio, do Presidente da Soamar-Rio e do Presidente da Soamar-Lagos, entre outros presentes.

A solenidade iniciou com o canto do Hino Nacional Brasileiro e se desenvolveu com o descerramento da placa e aposição floral em homenagem ao Marquês de Tamandaré, seguida do toque de silêncio e içamento do Pavilhão do Patrono da Marinha.

cabo frio2
Inauguração da estátua do Almirante Tamandaré em Cabo Frio – RJ

Em seu discurso, o Chefe do Estado-Maior do Comando do 1º Distrito Naval ressaltou a importância em termos heróis na sociedade capazes de inspirar, de guiar e de servir como farol, sinalizando sempre o melhor caminho a seguir, por meio do seu exemplo pessoal. Ressaltou, também, a importância de se cultivar os valores militares, além de citar o exemplo de militar e exímio marinheiro que era o Almirante Tamandaré.

Em seguida, os presentes entoaram a canção “Cisne Branco”, ao som da Banda de Música da Base Naval do Rio de Janeiro.

A inauguração do monumento em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, faz parte do projeto de Valorização dos Vultos Navais, coordenado pelo Comando da Marinha, no ano do bicentenário da Independência do Brasil, e que conta com o apoio de importantes parceiros entre instituições públicas e privadas. O projeto tem o propósito de difundir, por todo o Brasil, os exemplos de abnegação e amor à pátria, de heróis nacionais que integraram os quadros da Marinha, a fim de despertar o interesse pela história, inspirar sentimentos de civismo, e fortalecer, no cidadão brasileiro, a estima por sua própria nacionalidade.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).