
Não fique refém dos algoritmo, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizou, em 27 de setembro, a inauguração de sua mais nova exposição temporária, “Do Amazonas ao Prata: a Força Naval na conformação de um território brasileiro unificado”, no Museu Naval, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). A mostra foi concebida especialmente para fazer parte das celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil, integrando o calendário oficial da Marinha em comemoração ao bicentenário.
A cerimônia de descerramento da faixa, abrindo a exposição, contou com a presença do Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos; do Diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias; da responsável pelo projeto da mostra, Capitão-Tenente Fernanda Deminicis de Albuquerque; e do seu curador, Segundo-Tenente Gustavo Pereira da Silva, do Colégio Naval e doutor em História.
Extrapolando o episódio do Grito do Ipiranga, a exposição revela momentos precedentes e posteriores à ruptura com Portugal. Reunindo um acervo da Marinha, original do período em quase sua totalidade, a mostra discute o papel decisivo da Armada Imperial no processo de Independência e na consolidação do território brasileiro.
Com entrada gratuita (de terça a domingo e feriados, das 13h às 17h), “Do Amazonas ao Prata” permite ao público, por meio de um óculos de realidade virtual em 360º, vivenciar a experiência de estar em batalha a bordo da Nau Pedro I, primeira naucapitânia da Esquadra brasileira, contra navios portugueses. O visitante pode aindaconhecer objetos pessoais de figuras de destaque, como o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha, e o Almirante Cochrane, primeiro Almirante da Marinha Imperial.

Prestigiaram também a inauguração da mostra o Vice-Almirante Armando de Senna Bittencourt, Ex-Diretor da DPHDM; a Diretora do Museu Histórico Diplomático do Itamaraty, Embaixadora Danielle Xavier Cesar; o Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso; o Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Adriano Marcelino Batista; e o Diretor de Assistência Social da Marinha, Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira; entre outras autoridades, dos meios civil, acadêmico e militar.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395