Mutirão de provas para categoria de amadores

No dia 29 de abril, a Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra (AgSJBarra) organizou um mutirão para aplicação de provas de arrais amador e motonauta. O evento ocorreu nas instalações do CIEP Profª Gladys Teixeira, no município de São João da Barra, no estado do Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atendendo à crescente demanda

Este mutirão teve como principal objetivo atender ao significativo aumento da procura por esses serviços, notadamente nos treze municípios do norte e noroeste fluminense que se encontram na Área de Jurisdição da Agência. No total, 93 candidatos participaram das avaliações, dos quais 58 foram aprovados.

Segurança da navegação e proteção ambiental

A AgSJBarra ressalta a importância de contribuir cada vez mais para a segurança da navegação, salvaguardando a vida humana no mar e prevenindo a poluição hídrica. Essa iniciativa também é essencial para preparar cidadãos fluminenses para tripularem embarcações de esporte e recreio de forma segura e responsável.

Implicações para a sociedade fluminense

Esta ação da AgSJBarra não só atende à crescente demanda dos cidadãos por navegação amadora, mas também assegura que os novos marinheiros estejam devidamente treinados e cientes de suas responsabilidades no mar. Isso resulta em um ambiente de navegação mais seguro e um mar mais limpo para todos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).