Não fique refém dos algoritmo, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Hidrografia e Navegação, do Comando do 7º Distrito Naval e da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins, entregou ao estado de Tocantins a Planta Batimétrica do Lago de Palmas. A iniciativa, que contou com a colaboração do Governo do Estado de Tocantins, visa garantir maior segurança à comunidade náutica local e a sinalização náutica do lago de Palmas e da foz do talvegue do rio Tocantins de Porto Nacional até Lajeado-TO.
A Batimetria, ou levantamento batimétrico, é a medição da profundidade de uma determinada massa d’água. Entre as principais aplicações da Planta Batimétrica, estão a agricultura, o licenciamento ambiental, a mineração, a navegação e as obras de dragagem. Foram utilizadas 352 horas de sondagem em uma área de 151 quilômetros quadrados, empregando uma Lancha de Apoio ao Ensino e Patrulha de 7 metros (LAEP7) e uma Embarcação de Casco Semirrígido pequena para o apoio das equipes em campo.

A entrega da Planta Batimétrica, que ocorreu no dia 1º de março de 2023, é um marco importante para os municípios de Palmas, Lajeado e Porto Nacional, que serão beneficiados com a medida. Além disso, a Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins será beneficiada como representante local da Autoridade Marítima, prevenindo acidentes e exercendo suas funções de salvaguarda da vida humana, promoção da segurança da navegação e prevenção à poluição hídrica e proteção ao meio ambiente.
A Planta Batimétrica pode ser solicitada ao Banco Nacional de Dados Oceanográficos (BNDO) pelo e-mail: [email protected]. A iniciativa reforça o compromisso da Marinha em garantir a segurança e a qualidade de vida da população brasileira.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395