Marinha entrega à Receita Federal mais de 60 toneladas de cigarros contrabandeados por embarcação

Cerca de quatro mil caixas de cigarros, pesando mais de 60 toneladas, foram entregues pela Marinha à Receita Federal
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Marinha concluiu, ontem (1º), a entrega, à Receita Federal, de 61,2 toneladas de cigarros, que foram apreendidas da embarcação “Brinco”, no dia 20 de fevereiro. Apresada durante uma ação de Patrulha Naval, realizada pelo Navio-Patrulha “Guaratuba” nas proximidades de Mangue Seco (BA), por transportar uma carga suspeita de 4.081 caixas de cigarros, sem documento fiscal, a embarcação foi escoltada ao Porto de Salvador, onde foi entregue, com a carga, às autoridades competentes para os procedimentos cabíveis.

A embarcação e a carga ficaram sob a guarda da Marinha, desde a sua chegada à capital baiana. A partir do dia 23 de fevereiro, 13 caminhões do Centro de Intendência da Marinha em Salvador, escoltados por militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, realizaram a entrega da carga à Receita Federal, que procedeu à contagem e destinação do material.

A carga, que ficou sob a guarda da Marinha do Brasil,
foi transportada por militares para a Receita Federal

Adicionalmente, a embarcação foi notificada pela Capitania dos Portos da Bahia, após constatação de que os tripulantes não possuíam habilitação para sua condução.

O constante aprimoramento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) proporcionará, cada vez mais, ações de combate a ilícitos em águas brasileiras, com esforço integrado e parceria com demais agências.

Fonte: Marinha do Brasil

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).