blank
Representantes do Comando de Operações Navais, da Diretoria de Portos e Costas e da Secretaria de Aquicultura e Pesca reunidos no CISMAR

Google News

O Comando de Operações Navais (ComOpNav) e o Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) receberam, em 26 de março, a visita do Secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/MAPA).

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Durante o encontro, foram iniciadas tratativas para elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Marinha do Brasil (MB) e a SAP, visando ao incremento da adoção do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS) pela frota pesqueira nacional e da capacitação dos militares envolvidos nas operações de Inspeção e Patrulha Naval e na fiscalização e combate à pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (INN) nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

O Secretário foi recebido pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva; o Chefe do Estado-Maior do ComOpNav, Vice-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho; e o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira.

Em seguida, foi realizada uma apresentação pelo Comandante do CISMAR, Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa, na qual foram abordados os principais pontos de sinergia entre as instituições, com ênfase no acompanhamento da frota pesqueira e no combate à INN.

Após a palestra, o Secretário visitou os principais sistemas de monitoramento utilizados no Centro de Controle do Tráfego Marítimo do CISMAR.

Fonte: Marinha do Brasil