Crianças participam da Oficina de Nós e Voltas realizada pela CFMG.

No dia 17 de setembro, a Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) marcou presença no evento “Belo Horizonte + Feliz”, uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, especificamente na região de Venda Nova. O evento, que teve como objetivo principal proporcionar momentos de cultura, arte, lazer e entretenimento para a população, contou com diversas atividades em praças, parques e outros espaços públicos da cidade. A ideia central era criar ambientes acolhedores e divertidos, oferecendo serviços e atrações gratuitas para todas as idades, fortalecendo o senso de comunidade e cidadania entre os moradores.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Diversão e Aprendizado para Todas as Idades

A Marinha do Brasil, representada pela CFMG, não apenas marcou presença, mas também contribuiu ativamente para o sucesso do evento. Além de expor uma viatura e uma moto aquática, que certamente chamaram a atenção de muitos, a Marinha também divulgou informações valiosas sobre como ingressar na instituição. Mas o grande destaque foi a Oficina de Nós e Voltas, uma atividade educativa que atraiu a curiosidade de crianças, jovens e adultos. Sob a orientação de militares da Capitania, os participantes puderam aprender diferentes tipos de nós, uma habilidade valiosa e que muitos desconhecem.

Estimulando a Economia e a Cultura Local

O evento “Belo Horizonte + Feliz” não se limitou apenas ao entretenimento. Ele também teve um papel crucial na movimentação das economias locais, incentivando o comércio e serviços da região de Venda Nova. Além disso, ao promover atividades culturais e recreativas, a iniciativa contribuiu para dinamizar a vida social e cultural dos cidadãos, reforçando a importância de eventos comunitários para o bem-estar e desenvolvimento da população.

imagem 2023 09 29 070515343
Crianças e adultos participam da Oficina de Nós e Voltas realizada pela CFMG.

A parceria entre a Marinha do Brasil, através da CFMG, e a Prefeitura de Belo Horizonte, demonstrou o poder da união entre instituições em prol de um objetivo comum: promover a felicidade e o desenvolvimento da comunidade. Eventos como o “Belo Horizonte + Feliz” são essenciais para fortalecer os laços comunitários e proporcionar momentos de alegria e aprendizado para todos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).