A Ilha do Marajó, no coração da Amazônia Paraense, está prestes a receber uma onda de solidariedade e assistência sem precedentes, através da Operação Chance para Todos I/2024. Esta iniciativa, uma colaboração entre a Marinha do Brasil e o Ministério Público do Estado do Pará, junto a uma coalizão de mais de dez órgãos e entidades, tem como objetivo não só levar assistência médico-odontológica, mas também uma gama de serviços fundamentais à população ribeirinha dos municípios de Soure, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista e Abaetetuba.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Parceria pela Cidadania

2 20
Equipes do Ministério Público e órgãos municipais, NA “Pará”, em atendimento ao município de Breves

No dia 23 de fevereiro de 2024, em Belém, representantes dessas instituições se reuniram para afinar os detalhes dessa grande empreitada. O compromisso assumido é o de não apenas tratar de necessidades imediatas de saúde, mas também de fortalecer a cidadania entre as comunidades ribeirinhas, oferecendo desde a emissão de documentos fundamentais, como certidões de nascimento e CPFs, até a realização de cursos profissionalizantes, como os de artesão e de marinheiros fluviais.

O Navio-Auxiliar “Pará”: Um Farol de Esperança

Central para essa missão é o Navio-Auxiliar “Pará”, uma embarcação da Marinha do Brasil que combina capacidades logísticas e médicas para atuar de forma efetiva nos rios amazônicos. Equipado com metralhadoras Oerlinkon 20mm e composto por uma tripulação de 57 militares, o “Pará” não só simboliza a soberania nacional nas águas da Amazônia, mas também se transforma em um centro de saúde móvel, levando esperança a locais de difícil acesso.

Um Legado de Solidariedade

Os resultados já alcançados pelo Navio-Auxiliar “Pará” em 2023, com mais de 7 mil atendimentos médicos e odontológicos e a distribuição de mais de 66 mil medicamentos, apenas reforçam a importância e o impacto dessa iniciativa. A Operação Chance para Todos I/2024 promete não só dar continuidade a esse legado de solidariedade, mas também expandi-lo, levando serviços essenciais e a presença ativa do Estado a comunidades remotas, muitas vezes esquecidas.