Marinha do Brasil se torna referência mundial em Treinamento de Operações de Paz para Mulheres

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O curso de Operações de Paz para Mulheres da Marinha do Brasil, em parceria com o Itamaraty, está moldando o futuro das missões de paz. Com mais de 80 participantes de 37 países, o treinamento realizado no Rio de Janeiro destaca a liderança brasileira na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento das capacidades globais de resposta a crises.
Curso de Operações de Paz
O curso, promovido pelo Centro de Operações de Paz e Humanitárias de Caráter Naval da Marinha do Brasil, é realizado em sua 12ª edição. A formação visa fortalecer as habilidades e conhecimentos dos participantes em relação às operações de paz da ONU, incentivando a participação feminina nessas missões. O evento é gratuito e ministrado em inglês, ocorrendo no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, na Ilha do Governador (RJ).
Com a presença de 50 estrangeiras, o curso se consolidou como um dos mais procurados do mundo no segmento. As aulas presenciais, que começaram em 1º de julho e terminam em 5 de julho, incluem militares e civis de diversas nações, todos unidos pelo objetivo de promover a paz e a igualdade de gênero.
Histórias Inspiradoras
Entre os participantes, destacam-se histórias inspiradoras como a da Capitão-Tenente Nicolle Pimentel. Médica cearense de 39 anos, Nicolle ingressou na Marinha do Brasil em 2017 com o sonho de participar de missões humanitárias. Especialista em ginecologia e obstetrícia, ela já atuou na missão ‘Grand Africa Nemo’, percorrendo países como Namíbia, Angola, Togo e Costa do Marfim. “Meu principal objetivo era ajudar a minha Nação e, também, incorporar ao pessoal de missões internacionais para somar apoio a outras nações”, afirmou.
A Segundo-Tenente Carla Jacinta Macuacua, da Marinha de Guerra de Moçambique, também compartilhou sua experiência positiva. “Conhecemos várias mulheres que foram pioneiras, principalmente aqui no Brasil, em várias missões de apoio à humanidade. Isso nos incentiva e temos mais coragem para fazermos a nossa parte além das fronteiras”, destacou Carla.
Parcerias e Cooperação
O sucesso do curso é resultado da colaboração entre a Marinha do Brasil e a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores. Esse acordo inovador de cooperação técnica foi assinado no início do ano, ampliando novos horizontes para as mulheres das Forças Armadas brasileiras e reforçando o compromisso do Brasil com o multilateralismo e a paz global.
Mulheres de cinco continentes participaram das atividades, que incluíram oficinas de primeiros socorros, montagem de barracas e demonstrações de desativação de artefatos explosivos. As participantes também vivenciaram uma simulação de resgate de um país fictício, navegando pela Baía de Guanabara em veículos blindados anfíbios dos Fuzileiros Navais.
O curso de Operações de Paz para Mulheres demonstra como a Marinha do Brasil está na vanguarda da capacitação feminina, promovendo a igualdade de gênero e a paz mundial. O programa não só fortalece as capacidades individuais das participantes, mas também fomenta a cooperação internacional e a troca de conhecimentos essenciais para a segurança global.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395