Pescadores e embarcação rebocada foram levados para a Capitania dos Portos da Bahia

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2° Distrito Naval (Com2°DN), recebeu, em 11 de maio, um pedido de socorro da embarcação pesqueira “Pôr do Sol”, que se encontrava fundeada entre Salvador e Cacha Pregos (Ilha de Itaparica), a 15 km do Farol da Barra, com três tripulantes e com avaria de máquinas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Imediatamente, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), com o apoio da lancha da praticagem “Pilot Boat V”, enviou uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) ao local, para início do reboque do pesqueiro. O Navio-Patrulha “Gravataí”, subordinado ao Com2ºDN, também esteve na área, pronto para atuar, caso houvesse necessidade de um meio de maior porte.

sdfnrmbvgtwetruh57yt
A equipe da CPBA resgatou a embarcação pesqueira “Pôr do Sol”,
que encontrava-se fundeada com três tripulantes e avaria de máquinas

Os tripulantes foram encontrados em boas condições de saúde e levados para a CPBA com a embarcação. Segundo José Antônio Silva de Oliveira, comandante da “Por do Sol”, que é pescador há mais de 15 anos, a embarcação apresentou problemas no dia 7 de maio, quando fez contato com amigos pescadores que estavam em terra para providenciar a compra de peças para o reparo da embarcação. Como o apoio não chegou, em função das condições do mar, o comandante manteve a embarcação fundeada, aguardando melhora das condições de navegação, e resolveu solicitar o apoio da Marinha, via rádio. “Pedi ajuda para vocês e também à Bahia Marina. E quero agradecer por terem nos socorrido”. Aliviado, ele ainda deixa um recado para outros pescadores: “Tenham respeito pelo mar”.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).