Marinha do Brasil reforça inclusão e cidadania com alunos do ensino fundamental

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil (CDefNBQR-MB) promoveu, na última semana, um evento especial com a participação de 130 alunos da Escola Municipal Heitor Beltrão, em Vigário Geral, Rio de Janeiro. Com atividades culturais e cívico-militares, o encontro teve como foco a inclusão social e a cidadania, oferecendo às crianças, incluindo alunos com transtornos do espectro autista, uma imersão na cultura naval e no espírito de equipe.

Atividades Culturais e Cívico-Militares: Envolvimento das Crianças

Oficina de corrida com obstáculos e rastejo

O evento foi marcado por diversas atividades interativas que aproximaram as crianças da realidade militar e dos valores da Marinha do Brasil. Oficinas de cabos, nós e voltas de marinheiro ensinaram técnicas fundamentais utilizadas no dia a dia dos marinheiros, proporcionando aos alunos uma experiência prática e divertida, além de despertar a curiosidade sobre o universo naval. A oficina de camuflagem foi uma das preferidas, permitindo que os estudantes entendessem o uso estratégico dessa técnica em operações militares, ao mesmo tempo em que se divertiam aprendendo a aplicá-la.

Outra atividade de destaque foi a simulação com o bote pneumático, que deu aos alunos uma ideia de como as operações de resgate e transporte em áreas aquáticas são conduzidas pela Marinha. A simulação de uma corrida com obstáculos e rastejo também foi uma grande atração, desafiando as crianças a trabalhar em equipe e superarem dificuldades, o que reforça valores como resiliência, disciplina e cooperação.

Além dessas atividades, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer de perto a nova viatura operativa do Corpo de Fuzileiros Navais, que impressionou os alunos pela sua robustez e importância em missões operacionais. Esse contato direto com o equipamento militar e com os profissionais da Marinha inspirou muitos dos alunos e mostrou, de forma lúdica, o quão desafiadora e importante é a rotina dos militares.

Como as Atividades Contribuem para a Cidadania e o Trabalho em Equipe

A programação do evento foi elaborada com o objetivo de enaltecer valores essenciais à formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o bem coletivo. As oficinas de cabos e nós, por exemplo, além de ensinar técnicas práticas, reforçam a importância da precisão e do trabalho bem executado, valores que podem ser aplicados em diversas áreas da vida. A camuflagem e a corrida com obstáculos ensinam, de maneira divertida, lições sobre perseverança e a importância de cada integrante da equipe no sucesso de uma missão.

Essas atividades culturais e cívico-militares proporcionaram um aprendizado que vai além da sala de aula, despertando nas crianças o respeito pela disciplina, o trabalho em equipe e o comprometimento com as responsabilidades. Esse tipo de evento também destaca o papel da Marinha do Brasil como uma instituição que, além de zelar pela defesa do país, contribui para a formação de uma sociedade mais inclusiva e consciente.

O envolvimento de alunos com transtornos do espectro autista foi outro ponto alto do evento, demonstrando o compromisso do CDefNBQR-MB com a inclusão social. As atividades foram adaptadas para garantir que todas as crianças pudessem participar de forma plena, promovendo um ambiente de acolhimento e aprendizado colaborativo.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui