Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Entre 23 de novembro e 2 de dezembro, militares da Marinha do Brasil (MB) intensificaram as operações de prevenção e repressão contra infrações ambientais e transfronteiriças na região Norte do país. Estas ações demonstram o compromisso contínuo da Marinha com a proteção ambiental e a segurança das fronteiras nacionais.
Resultados Significativos da Operação “Ágata Norte”
Durante a Operação “Ágata Norte – 4º Trimestre”, realizada no Pará, foram aplicadas multas e sanções administrativas que ultrapassaram R$ 1,6 milhão. As ações resultaram na apreensão de 90m³ de madeira, 400 botijões de GLP, 4.200 litros de óleo diesel, 2.000 litros de gasolina, 20 tanques de armazenamento de combustível e um veleiro holandês com tripulantes em situação ilegal no Brasil.
Emprego de Recursos Navais e Parcerias Interagências
A Marinha empregou o Aviso-Auxiliar “Breves”, a Lancha de Operações Ribeirinhas Blindada “Façanha” e uma Lancha de Ação Rápida, focando suas operações no Arquipélago do Marajó e no Baixo Tocantins. A eficácia das operações foi ampliada pela cooperação com agentes da Receita Federal, Polícia Federal, Ibama e Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará.
Confisco de Pescado Ilegal no Amapá
No litoral do Amapá, a operação resultou no confisco de uma tonelada de pescado de uma embarcação pesqueira sem licenciamento. O Navio-Patrulha “Bracuí” identificou irregularidades na embarcação “Serafim”, incluindo a ausência de licença para pesca, materiais de salvatagem obrigatórios e excesso de lotação.
Contexto e Impacto das Operações
As operações realizadas pela Marinha, como as patrulhas navais e as Operações “Ágata”, do Ministério da Defesa, são cruciais para a fiscalização do cumprimento das leis e a proteção das fronteiras brasileiras. O Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, enfatiza que a constante presença da MB e a atuação integrada com outros órgãos têm gerado resultados expressivos contra crimes na região.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395