Em um marco histórico de inclusão, a Marinha do Brasil recebeu, no dia 5 de agosto, a segunda turma feminina para o Curso de Soldados Fuzileiros Navais. Composta por 120 mulheres, a nova turma iniciou seu treinamento no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), onde passarão por rigorosas instruções até dezembro deste ano.

Primeiro Dia e Recepção

blank

Às 6 horas da manhã, as alunas foram checadas na lista na parte externa do CIAMPA. Cada uma recebeu seu número de aluno e organizou-se em filas para entrar pelo portão principal e receber seu gorro numerado.

Após esse momento inicial, houve a apresentação de materiais, informações sobre cada unidade e as especialidades disponíveis, preparando as alunas para os desafios futuros e ajudando-as a definir a área que desejam seguir na carreira militar.

Treinamento e Instruções

As alunas da segunda turma passarão por uma série de treinamentos rigorosos que incluem instruções táticas, técnicas de combate, disciplina militar e atividades físicas intensivas. Durante o curso, elas contarão com o apoio e orientação de instrutores e instrutoras experientes, que proporcionarão um ambiente de aprendizado enriquecedor. As infraestruturas foram adaptadas e novos equipamentos de combate foram disponibilizados para atender às necessidades específicas das alunas, garantindo um treinamento adequado e eficiente.

Comprometimento e Inclusão

A Marinha do Brasil reafirma seu compromisso em garantir que todos os seus militares possam desenvolver suas habilidades e contribuir de maneira significativa para a defesa do país. A inclusão de mulheres no setor operativo do Corpo de Fuzileiros Navais é um passo importante para a igualdade de oportunidades e o fortalecimento das Forças Armadas. As novas alunas representam um avanço significativo na busca por uma instituição mais inclusiva e preparada para enfrentar os desafios modernos.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui