Foto: Zé Aparecido / Conexão Minas

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG vai prestar uma homenagem especial à Marinha do Brasil nesta quinta-feira (15) às 19h, por ocasião dos 158 anos da Batalha do Riachuelo. Este conflito marcou um momento crucial em que a Armada Brasileira desempenhou um papel decisivo. A convocação para a sessão solene do Legislativo Mineiro, proposta pelo Deputado Estadual Coronel Henrique (PL-MG), foi aprovada por unanimidade.

O Dia da Marinha é celebrado oficialmente no último domingo, 11 de junho, coincidindo com o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. Esta batalha foi travada no século XIX, entre as Armadas brasileira e paraguaia, em um conflito militar que ficou conhecido como a “Guerra do Paraguai” (1864-1870). Foi nesta ocasião que o Brasil conquistou o domínio das vias hidroviárias que eram objeto de disputa entre os dois países.

Entendendo a Guerra do Paraguai

Por envolver diferentes países, existem diferentes versões sobre o conflito. Alguns relatos sugerem que Brasil, Argentina e Uruguai estavam a serviço da Inglaterra, combatendo contra a soberania do Paraguai. No entanto, a versão mais difundida culpa Solano López, líder paraguaio, pelos seus desejos expansionistas, justificando o massacre de 85 mil militares dos quatro países. Foi nesta guerra, também conhecida como da Tríplice Aliança, que o Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva) (1803-1880) se destacou e foi consagrado.

O Duque de Caxias é o Patrono do Exército e um dos maiores vultos da história brasileira, chamado de “O Pacificador”. Em sua homenagem, o dia 25 de agosto, dia de seu nascimento, é comemorado como o “Dia do Soldado”. A Guerra do Paraguai é um dos eventos mais sangrentos da história, causando pelo menos 85 mil mortes. Este conflito marcou o início da crise no Império brasileiro, que pouco tempo depois viria a cair.

Sobre a Cerimônia

O Presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), deve presidir a solenidade. Ele receberá o Capitão dos Portos de MG, Capitão de Mar e Guerra Leonardo Carvalho de Lucena Navaes, Agente da Autoridade Marítima em MG. São esperados os três Ministros do Superior Tribunal Militar (STM) da Marinha do Brasil (MB): Almirantes de Esquadra Leonardo Puntel, Celso Luiz Nazareth e Cláudio Portugal de Viveiros. Os ministros estão em Belo Horizonte participando do Congresso Jurídico de Direito Militar organizado pelo Tribunal de Justiça Militar.

blank
Foto: Reprodução TCE-MG – Presidente do TCE-MG Gilberto Diniz e Professor Paulo Roberto Cardoso

No mesmo dia, no Rio de Janeiro, a Escola Naval concede à Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR) de Belo Horizonte a Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil na categoria instituições, representada pelo presidente da SOAMAR, o Professor Paulo Roberto Cardoso. A escolha da SOAMAR-BH para a honraria é um reconhecimento público da Marinha do Brasil pelos relevantes serviços prestados voluntariamente à Capitania Fluvial de Minas Gerais.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).