A Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG vai prestar uma homenagem especial à Marinha do Brasil nesta quinta-feira (15) às 19h, por ocasião dos 158 anos da Batalha do Riachuelo. Este conflito marcou um momento crucial em que a Armada Brasileira desempenhou um papel decisivo. A convocação para a sessão solene do Legislativo Mineiro, proposta pelo Deputado Estadual Coronel Henrique (PL-MG), foi aprovada por unanimidade.
O Dia da Marinha é celebrado oficialmente no último domingo, 11 de junho, coincidindo com o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. Esta batalha foi travada no século XIX, entre as Armadas brasileira e paraguaia, em um conflito militar que ficou conhecido como a “Guerra do Paraguai” (1864-1870). Foi nesta ocasião que o Brasil conquistou o domínio das vias hidroviárias que eram objeto de disputa entre os dois países.
Entendendo a Guerra do Paraguai
Por envolver diferentes países, existem diferentes versões sobre o conflito. Alguns relatos sugerem que Brasil, Argentina e Uruguai estavam a serviço da Inglaterra, combatendo contra a soberania do Paraguai. No entanto, a versão mais difundida culpa Solano López, líder paraguaio, pelos seus desejos expansionistas, justificando o massacre de 85 mil militares dos quatro países. Foi nesta guerra, também conhecida como da Tríplice Aliança, que o Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva) (1803-1880) se destacou e foi consagrado.
O Duque de Caxias é o Patrono do Exército e um dos maiores vultos da história brasileira, chamado de “O Pacificador”. Em sua homenagem, o dia 25 de agosto, dia de seu nascimento, é comemorado como o “Dia do Soldado”. A Guerra do Paraguai é um dos eventos mais sangrentos da história, causando pelo menos 85 mil mortes. Este conflito marcou o início da crise no Império brasileiro, que pouco tempo depois viria a cair.
Sobre a Cerimônia
O Presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), deve presidir a solenidade. Ele receberá o Capitão dos Portos de MG, Capitão de Mar e Guerra Leonardo Carvalho de Lucena Navaes, Agente da Autoridade Marítima em MG. São esperados os três Ministros do Superior Tribunal Militar (STM) da Marinha do Brasil (MB): Almirantes de Esquadra Leonardo Puntel, Celso Luiz Nazareth e Cláudio Portugal de Viveiros. Os ministros estão em Belo Horizonte participando do Congresso Jurídico de Direito Militar organizado pelo Tribunal de Justiça Militar.
No mesmo dia, no Rio de Janeiro, a Escola Naval concede à Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR) de Belo Horizonte a Ordem do Mérito Naval da Marinha do Brasil na categoria instituições, representada pelo presidente da SOAMAR, o Professor Paulo Roberto Cardoso. A escolha da SOAMAR-BH para a honraria é um reconhecimento público da Marinha do Brasil pelos relevantes serviços prestados voluntariamente à Capitania Fluvial de Minas Gerais.