O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) realizou, no dia 24 de setembro, o 3º Festival Paralímpico, que aconteceu em 98 cidades de todas as Unidades Federativas Brasileiras com a presença das crianças e adolescentes, com e sem deficiências, acompanhadas de seus familiares, possibilitando um primeiro contato dos participantes, de maneira lúdica e divertida como parte das atividades.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

DSC 0217 scaled

O CEFAN, Centro de Referência Paralímpico, em sua competência e finalidades recíprocas ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), desenvolve o presente Festival no intuito de proporcionar as pessoas com deficiência do Projeto Paralímpico da Marinha, convidados externos, crianças e adolescentes do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do CEFAN, a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas atletismo, vôlei sentado e tênis de mesa e difundir o movimento paralímpico em todo o território nacional. Com essa atividade espera-se aproximar as crianças e adolescentes das modalidades paralímpicas.

A Comissão de Desportos da Marinha (CDM) e o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) desenvolvem o Programa Olímpico (PROLIM) e o Projeto Paralímpico da Marinha (PARAPROLIM) que tem o objetivo de apoiar os atletas que representarão o Brasil nas diversas competições esportivas mundiais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).