Na tarde de quinta-feira (16), a Marinha do Brasil (MB) realizou uma operação de resgate simultâneo de dois ribeirinhos em áreas de difícil acesso no Pantanal sul-mato-grossense. As aeronaves foram enviadas para transportar uma mulher de 23 anos na Fazenda Lourdes, na região da Nhecolândia, e uma menina de 12 anos na Colônia São Domingos. Essa foi a primeira vez que a Força Naval realizou essa ação simultânea na região.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

foto pantanal 1
Duas aeronaves foram acionadas simultaneamente para resgates de emergência no Pantanal sul-mato-grossense – Imagem: Marinheiro (RM2) Cabral

Após solicitação de apoio do Corpo de Bombeiros, o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) mobilizou equipes e aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61) e do Hospital Naval de Ladário (HNLa) para atender às duas demandas emergenciais. Ambos os deslocamentos contaram com acompanhamento de um médico do HNLa e, após o resgate, as pacientes foram levadas à Santa Casa de Corumbá.

O Capitão-Tenente Éverthon de Freitas Alcântara, piloto do EsqdHU-61, destacou a importância desse tipo de missão, especialmente na região do Pantanal, onde muitos moradores vivem longe dos centros urbanos e de apoio médico.

Em menos de três meses deste ano, a MB realizou dez resgates aéreos na região do Pantanal, demonstrando a importância dos meios aeronavais na fronteira oeste do Brasil. A evacuação aeromédica é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros, realizada em locais de difícil acesso por via terrestre e em casos de emergência comprovada.