Marinha do Brasil realiza resgate aéreo a 100 km de Vitória

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A Marinha do Brasil, sempre atenta à segurança e bem-estar nas águas brasileiras, realizou um resgate heroico na última terça-feira (2). A bordo da aeronave UH-15 Super Cougar, a equipe de resgate foi ao encontro do navio mercante ‘LAPEROUSE’, de bandeira maltesa, para salvar um tripulante em estado crítico. A operação, a 100 km de Vitória, mostrou a eficiência e o comprometimento da Marinha.

Detalhes da Operação de Resgate

A operação de resgate foi meticulosamente coordenada pelo Salvamar Sueste, a estrutura orgânica de Busca e Salvamento (SAR) do Comando do 1º Distrito Naval. A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) também forneceu suporte crucial para a realização da missão. A ação teve início quando o navio mercante “LAPEROUSE”, de bandeira de Malta, enviou um pedido de socorro, relatando que um dos tripulantes apresentava sintomas graves de abdômen agudo.

Para garantir uma resposta rápida e eficaz, foi estabelecido um contato remoto entre o médico de serviço da Marinha e o comandante do navio. Através da telemedicina, foi possível realizar uma avaliação inicial do estado de saúde do tripulante e determinar a melhor forma de proceder com o resgate. Essa comunicação eficiente permitiu que a Marinha identificasse o método de translado mais adequado, considerando a segurança e o bem-estar do paciente.

Atuação da Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil mobilizou imediatamente a aeronave UH-15 Super Cougar para a missão de resgate. A aeronave, conhecida por sua capacidade de operar em condições adversas e de realizar missões de busca e salvamento com rapidez, foi essencial para o sucesso da operação. Ao chegar ao local, a equipe de resgate garantiu um pouso seguro próximo ao navio mercante.

Após o resgate aéreo, a Marinha garantiu que o tripulante recebesse o atendimento médico inicial necessário. Além disso, foi providenciado transporte terrestre por ambulância até o Hospital Praia da Costa, em Vila Velha (ES). Todo o processo foi cuidadosamente planejado e executado, demonstrando a habilidade e o compromisso da Marinha em proteger vidas no mar.

Importância do Salvamar Sueste

O Salvamar Sueste desempenha um papel vital na segurança marítima ao longo do litoral dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com a responsabilidade de monitorar e controlar o tráfego marítimo, a organização está equipada para oferecer assistência 24 horas por dia a pessoas e embarcações em situações de emergência ou acidente.

Além da coordenação de operações de resgate como a realizada com o navio “LAPEROUSE”, o Salvamar Sueste pode ser acionado pelo telefone 185, oferecendo um canal direto para auxílio em emergências no mar. A mobilização de recursos, a expertise e a prontidão para agir rapidamente em crises fazem do Salvamar Sueste uma peça crucial na garantia da segurança e proteção no ambiente marítimo brasileiro.

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Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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