Carros Lagarta Anfíbios realizam o Movimento Navio-para-Terra (MNT) após desembarque do NDCC “Almirante Saboia”

A Marinha do Brasil (MB) realizou, no dia 18 de junho, uma Operação Anfíbia, na modalidade Incursão Anfíbia, na praia de Guaibim, no município de Valença (BA). O exercício se consistiu na projeção de poder, de caráter naval, do mar para terra com o propósito de manter o grau de prontidão das unidades da Esquadra e da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), contribuindo para a manutenção da capacidade expedicionária e pronto emprego dos militares da MB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Passados muitos anos, esse exercício marcou o retorno de Operações Anfíbias no litoral da Bahia, onde um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) desembarcou. O adestramento contou com mais de 400 militares da Marinha do Brasil e meios operativos como o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” e três Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf).

foto 02 carros lagarta anfibios iniciando a interiorizacao em direcao aos objetivos
Carros Lagarta Anfíbios iniciam a interiorização em direção aos objetivos

Além dos militares que compõem a tripulação do NDCC “Almirante Saboia”, participaram da Operação um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais composto por 122 Fuzileiros Navais oriundos do Rio de Janeiro (RJ), os quais participaram da Operação “Ágata Norte”, em Belém (PA), e 70 militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador. O GptOpFuzNav realizou a Sequência das Ações de Comando e Estado-Maior – Abreviada (SACEM-A), metodologia característica do Processo de Planejamento Militar (PPM) quando já embarcados em um navio.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).