blank
Exposição do material doado

Google News

A Missão de Assessoria Naval do Brasil em São Tomé e Príncipe (MANBrSTP) realizou, em 3 de março, a doação de equipamentos operativos, munições de festim e utensílios de rancho e alojamento para pronto emprego da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe (GCSTP).

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A doação é fruto do acordo de cooperação no domínio da Defesa ratificado entre os dois países irmãos e membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o que vem contribuindo para o fortalecimento da GCSTP. Na ocasião, o Chefe do Comando e Operações Navais da Guarda Costeira Primeiro-Tenente Hamilton de Sousa, reforçou a importância dessa parceria e segundo ele, a doação chega em um momento em que as ações de pirataria no Golfo da Guiné vêm aumentando dentro da Zona Econômica Exclusiva santomense e o material recebido contribuirá ão só para elevar o nível de aprestamento e segurança das Equipes de Abordagem da GCSTP no combate à pirataria nas águas jurisdicionais santomenses, mas também das condições de habitabilidade/conforto da caserna.

Inauguração da Sala da Missão de Assessoria Naval do Brasil em STP

Ainda no dia 3, foi inaugurada a Sala da Missão de Assessoria Naval do Brasil em São Tomé e Príncipe nas dependências da Guarda Costeira pelo Ministro da Defesa e Ordem Interna de STP, Oscar Aguiar Sacramento e Sousa, e o Embaixador do Brasil em STP, Vilmar Rogeiro Coutinho Júnior. O ato representa a inserção dos militares brasileiros na rotina operativa/administrativa da Unidade, contribuindo para o fortalecimento dos laços que unem as duas Marinhas.

blank
Ato de descerramento da placa alusiva a inauguração

Fonte: Marinha do Brasil