Marinha do Brasil realiza exercícios de Vistorias de Segurança de Aviação

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Entre os dias 13 e 17 de abril de 2023, navios da Marinha do Brasil, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizaram Vistorias de Segurança de Aviação (VSA). O principal objetivo desses exercícios foi elevar o nível de adestramento das tripulações e a mentalidade de segurança na condução de operações aéreas.

Exercícios e manobras realizadas

Exercício de extricação, termo utilizado em resgates e salvamentos, que significa retirar uma vítima de um local do qual ela não pode, ou não deve sair por seus próprios meios

No dia 13 de abril, o Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” realizou manobras de reabastecimento vertical, conhecidas como “vertrep”, com a aeronave “Tucano 89”, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste, sediado em Manaus (AM). Nesse mesmo dia, o Navio-Patrulha “Guarujá” concluiu com sucesso a fase dinâmica de sua VSA.

No dia seguinte, 14 de abril, o Navio-Auxiliar “Pará” conduziu manobras de pouso e decolagem, reabastecimento vertical e “pick-up” (transferência de pessoas ou cargas pelo guincho do helicóptero). Além disso, foram realizados exercícios de perda de comunicações com a aeronave e de “crache” – no convoo e na água.

Por fim, em 17 de abril, o Navio-Patrulha “Pampeiro” concluiu com sucesso a fase dinâmica de sua VSA, e o Navio-Patrulha “Bocaina” realizou manobras de “pick-up” e exercícios de perda de comunicações com a aeronave e de crache na água com o helicóptero UH-12, após dois anos sem operar com aeronaves.

Impacto das atividades na capacitação dos meios subordinados

As atividades conduzidas durante esse período contribuíram significativamente para elevar o nível de adestramento dos meios subordinados e incrementar a mentalidade de segurança de aviação. Esses exercícios refletem a busca constante pela melhoria das capacidades dos nossos meios, garantindo a eficácia e segurança das operações aéreas em navios da Marinha do Brasil.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas