A Marinha do Brasil realizou, na terça-feira (02), nas proximidades do distrito de Mosqueiro (PA), a evacuação médica de um tripulante indiano, 33 anos, que estava a bordo de um navio mercante de bandeira de Singapura. O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha, no Norte do País, foi acionado após o tripulante inalar um gás nocivo e apresentar quadro de choque anafilático.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Resgate e atendimento médico

foto restate 1
Equipe médica durante atendimento ao paciente

O Navio-Patrulha “Guarujá” foi enviado ao local, escoltou a embarcação e resgatou o enfermo, que passou por exames clínicos sob os cuidados de uma equipe médica da Marinha. O paciente foi mantido estável até a chegada na Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), por volta de 21h, de onde foi encaminhado para um hospital na capital paraense. O Comandante do Navio-Patrulha “Guarujá”, Capitão-Tenente Diego Abreu, destacou a importância do rápido socorro prestado pela Marinha na ação que salvou a vida do tripulante.

Navio-Patrulha “Guarujá”

foto resgate 3
Navio-Patrulha “Guarujá”

O Navio-Patrulha “Guarujá” é o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem à cidade homônima, localizada no litoral de São Paulo. Incorporado à Marinha do Brasil em 30 de novembro de 1999, o navio possui 46,5 metros de comprimento, 7,5 metros de boca e 2,3 metros de calado. Ele está subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval e integra o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, atuando no litoral dos estados do Pará, Maranhão e Amapá, operando a partir da Base Naval de Val de Cães.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).