O Comando do 5º Distrito Naval realizou, no dia 17 de janeiro de 2020,uma evacuação aeromédica de uma passageira brasileira, de 89 anos, que necessitava de apoio médico devido a diversas fraturas pelo corpo. A enferma estava a bordo do navio de passageiros “Costa Fascinosa”, de bandeira italiana, proveniente de Montevidéu-URU, a caminho de Santos-SP.
O resgate, coordenado pelo Salvamar Sul e realizado pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul, ocorreu aproximadamente 10 quilômetros da entrada dos molhes da barra de Rio Grande-RS.
A aeronave pousou por volta das 14h30 na Área de Pouso Administrativa (APA) da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul e a passageira foi encaminhada ao hospital local.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).