Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A fase presencial do Estágio de Operações de Paz para Mulheres, promovido pela Marinha do Brasil (MB), começou no dia 8 de maio, no Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (CopPazNav). O evento tem como objetivo capacitar e ampliar a atuação do público feminino em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Até o dia 12 de maio, mais de 60 alunas, entre militares e civis, receberão instruções teóricas e operativas.
Atividades e participantes
Durante o estágio, estão previstos mostruários de meios operativos de Fuzileiros Navais, palestras e exercícios na pista de liderança. As aulas acontecem no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, na capital fluminense. Entre os participantes estão militares da MB, agentes da Polícia Rodoviária Federal, estudantes da Universidade Federal Fluminense e da PUC-RJ, além de representantes de outros órgãos públicos.
Experiências compartilhadas
Desde 2018, o CopPazNav já capacitou 291 mulheres para atuar em operações de manutenção da paz da ONU. Uma das experiências mais marcantes para as alunas é a oportunidade de assistir a palestras de mulheres militares sobre suas vivências em missões de paz. Nesta edição do estágio, a Capitão de Fragata (Quadro Técnico) Gisele dos Santos Alves, primeira militar das três Forças Armadas do Brasil a ser enviada para uma missão da ONU como observadora militar, compartilhará sua experiência na Costa do Marfim.
Mulheres da MB em missões de paz
Além da Capitão de Fragata (T) Gisele, outras militares da MB já participaram de missões de paz. Em 2019, a Capitão de Fragata (T) Marcia Andrade Braga ganhou o prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU por sua atuação na Missão de Paz das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA). Em 2020, a Capitão de Mar e Guerra (Cirurgiã-Dentista) Carla Marcolini Monteiro de Castro Araújo e Souza também recebeu o prêmio pela sua participação na MINUSCA.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395