Mais de 700 militares da Marinha do Brasil estão reunidos até o dia 18 de maio, na região de Furnas (MG), para o Adestramento de Operações Ribeirinhas (AdestOpRib). O objetivo principal do exercício é manter a condição de pronto emprego e a capacidade expedicionária dos Fuzileiros Navais para operar em todas as regiões do País, além de reforçar a presença da Marinha no estado.

A escolha do lago da represa de Furnas para o exercício foi estratégica, como afirma o Capitão de Mar e Guerra (FN) Max Guilherme de Andrade, Chefe de Operações da Força de Fuzileiros da Esquadra. “A região conhecida como ‘Mar de Minas’ tem uma massa de água que equivale a quatro vezes o volume de água da Baía de Guanabara e possui um perímetro de 3.500 km, aproximadamente a metade da extensão da costa brasileira, o que possibilita o treinamento e a simulação dos mais variados tipos de exercícios em operações ribeirinhas com a aplicação de diversas técnicas de infiltração”, completa.

Dentre as diversas atividades previstas para o exercício, destacam-se: desembarque ribeirinho, operações com CLAnf em ambiente fluvial, orientação fluvial diurna e noturna, técnicas de travessia, “hellocasting” – técnica em que o tripulante salta da aeronave para água -, “tethered duck” – desembarque feito de um helicóptero em meio aquático com o bote e todo o equipamento necessário ao cumprimento de uma missão de combate, mergulho, salto livre operacional, rapel, dentre outras. Os helicópteros operaram a partir de uma Base Aérea Expedicionária, ativada em Furnas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Exercício de tethered duck com aeronave UH-15 Super Cougar/ crédito: 2°SG (FN-IF) Thiago Lima

Esta é a terceira vez que a Força de Fuzileiros da Esquadra está presente na região. Em função da experiência dos anos anteriores, constatou-se a excelência da área para esse tipo de operação ribeirinha, de modo que, para 2022, foi aumentado consideravelmente o vulto da operação para atingir as dimensões atuais.

Também irá compor o treinamento uma demonstração operativa (DemOp), no dia 16, simulando uma operação completa, na qual serão apresentadas algumas das principais capacidades envolvidas no treinamento. O evento será aberto às autoridades, ao público e à imprensa.

O exercício conta com a participação de 13 Organizações Militares e diversos meios como: dois Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), duas aeronaves UH-15 “Super Cougar”, uma aeronave UH-12 “Esquilo”, aviões de caça AF-1 Skyhawk, 30 viaturas com capacidade para transportar até cinco toneladas, nove viaturas leves e  30 embarcações de transporte de tropa.

Aeronave UH-15 “Super Cougar” sobrevoa o lago de Furnas
Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui