Marinha do Brasil participa do 52° Teste de Proficiência da OPAQ

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Laboratório Fixo de Análises Químicas (LFAQ), do Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil (CdefNBQR-MB), tem como objetivo apoiar o Sistema de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil (SisDefNBQR-MB) nas atividades relacionadas à Ciência e Tecnologia voltadas para pesquisas científicas e de Defesa NBQR.

Para atender essa missão, no âmbito de defesa química, o LFAQ vem representando a Marinha, anualmente, no programa de Testes da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), desde 2014. Nesse sentido, foi realizado o Teste de Proficiência, de 28 de outubro a 11 de novembro, no Instituto de Pesquisas da MB, no Rio de Janeiro, para avaliar os laboratórios candidatos à designação como referência em análises de agentes químicos, relacionados à Convenção para Proibição de Armas Químicas, em amostras ambientais (ar, solo, água).

Teste avaliou os laboratórios candidatos à designação como referência em análises de agentes químicos

O êxito nesse programa de testes representa o reconhecimento e legitimidade forense internacionais em atestar o emprego de agentes NBQR, podendo ser utilizado em desdobramentos jurídicos, políticos, além de subsidiar as respostas as ações de defesa.

Atualmente a OPAQ conta com 25 laboratórios designados para análise em amostras ambientais, sendo apenas um localizado na América Latina (Brasil), designado recentemente. Vale ressaltar que o maior número de laboratórios designados contribui para o apoio à sociedade, em caso de incidente ou acidente envolvendo agentes químicos de guerra.

 

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas