O Comitê Internacional de Medicina Militar (ICMM) realizou o 43o Congresso Mundial de Medicina Militar em Basileia, na Suíça, em maio deste ano. O congresso contou com a participação de 36 países e o tema central foi a “Medicina em Movimento”.
Durante o evento, foram proferidas palestras e aprovados 261 científicos. A Marinha do Brasil (MB) foi convidada a falar sobre o vírus da Zika (ZIKV) em seu sistema de saúde.
Em palestra apresentada pelo Diretor de Saúde da Marinha, Vice-Almirante (Md) Luiz Claudio Barbedo Fróes, foram abordadas as ações realizadas para o controle do vetor no território nacional, como as atividades de conscientização a alunos de escolas públicas e a força-tarefa para a eliminação de criadouros do mosquito; além dos serviços de apoio às crianças que nasceram com síndrome congênita associada ao vírus, desenvolvidas no Hospital Naval Marcílio Dias e na Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória; e as pesquisas científicas desenvolvidas no Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB).
A Primeiro-Tenente Shana Barroso, pesquisadora do IPB, apresentou em pôster os resultados obtidos no estudo de acompanhamento de longo prazo do ZIKV, executado no Laboratório de Biologia Molecular do IPB. A MB mostrou suas ações no combate ao agente biológico no comitê, com os esforços e experiências internacionais para o enfrentamento e contenção dos surtos epidêmicos provenientes de arboviroses.
primeiro tenente rm2s shana barroso pesquisadora do ipb web
Primeiro-Tenente (RM2-S) Shana Barroso, pesquisadora do IPB, apresenta os resultados obtidos no Laboratório de Biologia Molecular
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).