Nas areias cariocas, a Marinha do Brasil (MB) se posiciona como um farol de apoio e conscientização para a causa do autismo, promovendo a 11ª Caminhada pela Conscientização do Autismo com uma série de atividades culturais e informativas. Essa iniciativa, alinhada ao Dia Mundial do Autismo, ressalta o compromisso da instituição com questões sociais, utilizando a música como uma linguagem universal de empatia, alegria e solidariedade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Celebração Musical na Praia do Leblon

No primeiro domingo deste movimento, 07 de abril, o cenário escolhido é a Praia do Leblon, onde a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) promete encantar o público com um repertório diversificado de canções populares, nacionais e internacionais. Os cerca de 100 militares, equipados com instrumentos de sopro, percussão e a emblemática gaita de fole, irão além da música, formando figuras e desenhos em uma performance interativa pela orla, começando a concentração às 9h, no posto 12.

Diversão e Conscientização na Praia da Bica

A celebração se estende para o seguinte domingo, 14 de abril, na Praia da Bica, Ilha do Governador. Lá, a Banda de Música do CFN adaptará seu repertório para encantar especialmente as crianças, com clássicos infantis e sucessos da Música Popular Brasileira (MPB). O evento, que também inicia às 9h, é mais uma oportunidade para as famílias desfrutarem de momentos de alegria, ao som de músicas que tocam o coração e promovem a inclusão.

Atividades Interativas e Informativas

Além das apresentações musicais, a programação inclui a participação de personagens vivos emblemáticos da Marinha, como o Marinheiro e o Fuzileiro Naval, e exibição de motocicletas Harley Davidson, criando um ambiente festivo e inclusivo. Parceiros corporativos e serviços públicos contribuirão com tendas para informação, brincadeiras e a disponibilização de serviços essenciais às famílias, fortalecendo a rede de apoio à conscientização do autismo.

Um Símbolo de União e Esperança

O ato de soltar balões azuis, símbolo da campanha pela conscientização do autismo, encerrará os eventos com uma nota de esperança e união. A cor azul, escolhida por estimular a calma e o equilíbrio, serve como lembrete da importância da inclusão e do respeito às diferenças, refletindo o compromisso da Marinha e da sociedade em promover um ambiente mais acolhedor para todos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).