Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil segue em busca intensiva por Alisson da Silva Santos e Diego Silva de Brito, os dois pescadores que desapareceram na noite de sexta-feira (16), após o naufrágio do barco pesqueiro Safadi Seif, na ponta de Garopaba, em Santa Catarina. Seis membros da tripulação já foram encontrados vivos e em bom estado de saúde, ilustrando o rigoroso trabalho de busca e salvamento empreendido pela Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Esforços Conjuntos de Busca

De acordo com uma nota divulgada pelo Comando do 5° Distrito Naval da Marinha, as buscas envolvem a utilização de embarcações, aeronaves Super Cougar da MB, C-105 (Amazonas) e P-95 (Bandeirante Patrulha), da Força Aérea Brasileira. As operações se concentram em uma vasta área considerada de alta probabilidade para a localização dos náufragos.

Resgate de Sobreviventes

O último sobrevivente resgatado, Deivid Luiz Ferreira, foi encontrado agarrado a uma boia de sinalização no domingo (18), graças à aeronave Super Cougar da MB. Segundo o capitão tenente Paiva Aguiar, que comandou o resgate, Ferreira estava lúcido, embora desidratado após dois dias à deriva em alto-mar.

A Tragédia do Safadi Seif

A embarcação Safadi Seif praticava pesca em uma região a cerca de 40 quilômetros do litoral sul de Santa Cataria, quando fez a última comunicação. Na noite de sábado (17), cinco tripulantes foram resgatados pela embarcação Thor Frigg, sob coordenação de buscas pelo Salvamar Sul. Ainda assim, o desaparecimento dos dois pescadores remanescentes mantém a Marinha em alerta na operação de busca e salvamento.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).