Porto Murtinho (MS), localizado na fronteira entre Brasil e Paraguai, foi palco de uma grande mobilização entre os dias 19 e 24 de setembro. A Ação Cívico-Social (ACiSo), promovida pelo Comando Conjunto Ágata Oeste, trouxe esperança e alívio para mais de 500 moradores da região. Esta iniciativa, que contou com a participação ativa de militares das Forças Armadas e apoio da Prefeitura local, ofereceu uma gama de serviços essenciais e atividades educativas para a população.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atendimentos e atividades para todas as idades

imagem 2023 09 27 054455600

Com o objetivo de promover saúde e bem-estar, foram realizados mais de 200 atendimentos médicos e odontológicos. A saúde bucal das crianças foi uma das prioridades, com cerca de 110 delas recebendo orientações e aplicação de flúor. Mas os cuidados não pararam por aí: a comunidade foi beneficiada com a distribuição de 500 kits de roupas e sapatos e 200 kits dentais. Além disso, os moradores tiveram a oportunidade de renovar o visual com cortes de cabelo, enquanto as crianças se divertiam com pinturas faciais e exposições dos Fuzileiros Navais.

Educação e conscientização

imagem 2023 09 27 054513894

A ACiSo também levou conhecimento e conscientização para diversas instituições da cidade. Na Casa dos Idosos “São Vicente de Paulo” e no Centro de Referência da Assistência Social “Maria Ester Ayub”, foram distribuídos 180 kits de vestuário. Já na Escola Municipal Nossa Senhora de Caacupê, o tema “Bullying nunca mais” foi abordado em uma palestra socioeducativa para crianças e adolescentes. Paralelamente, 410 adultos foram sensibilizados sobre a gravidade da violência doméstica em outra palestra educativa.

Integração e presença do Estado

imagem 2023 09 27 054531646

A ação também proporcionou momentos de integração e lazer. O Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger” abriu suas portas para a visitação pública, atraindo 330 visitantes em apenas dois dias. Além disso, a Prefeitura de Porto Murtinho marcou presença com uma campanha de multivacinação e outros serviços de saúde. Tudo isso aconteceu no contexto da Operação “Ágata Oeste” 2023, que visa fortalecer a presença do Estado nas fronteiras e combater delitos transfronteiriços e crimes ambientais, contando com a colaboração de diversos órgãos de segurança e fiscalização.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).