A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de Alagoas, deu início à Operação Verão 2023-2024. Com o tema “NAVSEG: você conectado a uma navegação segura”, a operação foca na intensificação das ações de fiscalização do tráfego aquaviário e na conscientização sobre a segurança da navegação e a prevenção da poluição ambiental nas águas do litoral e interiores de Alagoas.

Foco no Período de Festividades e Verão

foto 01

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ocorrendo de dezembro/2023 a fevereiro/2024, a operação cobre um período de aumento significativo do tráfego de embarcações de esporte e lazer, incluindo as festividades de fim de ano e o verão, quando muitas pessoas frequentam o mar, rios e lagoas do estado.

Educação e Segurança Marítima

A campanha visa criar um diálogo construtivo com a sociedade civil e as comunidades marítima e náutica, enfatizando a importância de práticas seguras de navegação. Infrações comuns, como condução por pessoas não habilitadas, documentação vencida e falta de equipamentos de segurança, são o foco principal das ações educativas e fiscalizatórias.

Resultados e Recursos Empregados

Na Operação Verão 2022-2023, foram inspecionadas 10.870 embarcações, com várias notificações, apreensões e inquéritos administrativos realizados. A Capitania dos Portos de Alagoas e sua Agência subordinada em Penedo (AL) mobilizam mais de 130 militares e 13 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas, para a operação deste ano.