A Marinha do Brasil, através da Base Naval de Aratu, começou no dia 18 de maio a realizar serviços de recuperação do pavimento da via de acesso à Comunidade Quilombola Rio dos Macacos. Este importante trabalho vem como resposta à degradação da estrada causada pelas recentes chuvas intensas que atingiram os municípios de Salvador e Simões Filho, na Bahia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Recuperação do Pavimento

A via em questão está atualmente em obras, com intervenções focadas na recomposição do pavimento. O objetivo das obras é evitar o acúmulo de águas das chuvas e a consequente formação de lama, condições que podem tornar o trânsito difícil e perigoso para os moradores da comunidade. A conclusão das obras está prevista para até o final deste mês, e espera-se que isso resulte em uma significativa melhoria para o trânsito dos moradores da comunidade.

Um pouco de história

Vale lembrar que, em julho de 2020, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) concluiu o processo demarcatório da Comunidade Quilombola Rio dos Macacos e titulou a área. No entanto, o principal acesso à comunidade continua sendo feito através da área militar.

Projetos Futuros

Atualmente, um projeto liderado pelo governo do Estado da Bahia está em andamento para a construção de estradas de acesso independentes para os moradores da Comunidade Quilombola Rio dos Macacos. Este projeto será um passo importante para possibilitar ou aprimorar a implementação de políticas públicas que beneficiem os moradores da comunidade.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).