Em uma cerimônia realizada na quarta-feira (14) no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil (MB) recebeu as novas viaturas operativas. Os veículos incluem a Viatura Blindada Leve sobre Rodas 4X4 JLTV (Joint Light Tactical Vehicle), a Viatura 4X4 UNIMOG U5000 e a Viatura TNE ¾ Ton L-200 Triton militarizada. A aquisição desses modernos meios de transporte e combate visa manter a prontidão operativa, as condições de pronto emprego e o caráter anfíbio e expedicionário do CFN.
Viaturas Modernas para um CFN Eficiente
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
De acordo com o Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) Rodrigo Ramos Ferreira, Comandante do Batalhão de Blindados dos Fuzileiros Navais, esses novos veículos são essenciais para garantir a capacidade operacional do CFN. “Esses meios são o que temos de mais moderno no mundo, inclusive, eles são usados no Exército e nas tropas de Fuzileiros Navais americanos. O intuito é manter uma tropa de pronto emprego expedicionária, uma tropa confiável para qualquer tipo de operação”, disse.
A viatura JLTV é particularmente útil em ambientes urbanos e oferece a proteção adequada aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais em uma variedade de missões, tanto no Brasil quanto no exterior. O veículo blindado será útil em operações de guerra naval, de paz, de Garantia da Lei e da Ordem, de assistência humanitária e de apoio à defesa civil.
Formação de Novos Sargentos
Além da entrega das novas viaturas, a cerimônia também marcou a formatura do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento de 423 militares e o Juramento à Bandeira Nacional dos 25 alunos do Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Entre os formados, havia três estrangeiros: um de Cabo Verde e dois de São Tomé e Príncipe.
Segundo o Contra-Almirante (Fuzileiro Naval) Paulo Roberto Saraiva, Comandante do CIASC, essa formatura representa um dia importante para os militares e para a Marinha do Brasil. “A Marinha hoje ganha uma turma de mais de 400 novos sargentos, são profissionais muito importantes para o Corpo de Fuzileiros Navais. Depois de seis meses de um curso muito exigente, que, certamente, tomou significativo tempo do convívio familiar, esse momento marca uma grande conquista. É a construção de um futuro promissor na carreira e de estender isso às suas famílias. Para nós, é um dia de festa, realização e congratulação pelo sucesso do processo de formação”, comemorou.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395