Marinha do Brasil firma Memorando de Entendimento com IGP&I para aprimorar respostas a incidentes marítimos

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Autoridade Marítima Brasileira, representada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil, assinou um Memorando de Entendimento com o International Group of Protection and Indemnity Clubs (IGP&I) na última sexta-feira (17). O acordo tem como objetivo estabelecer cooperação para fornecer informações que permitam respostas rápidas e eficientes a incidentes marítimos graves envolvendo embarcações asseguradas pela IGP&I, especialmente os que incluem operações de remoção de destroços ou ameaças e danos ambientais.

Além disso, o Memorando busca ampliar as possibilidades de treinamentos conjuntos das equipes de resposta e a realização de exercícios de avaliação pós-incidente, visando identificar lições aprendidas e áreas para futuras melhorias. Durante o evento de assinatura, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, ressaltou a importância da cooperação entre as partes para fortalecer os laços e compartilhar conhecimentos.

A celebração desse Memorando de Entendimento estabelece, preliminarmente, a atuação conjunta entre as partes, contribuindo para uma execução rápida e respostas mais eficientes aos incidentes graves que possam comprometer a segurança da navegação e do meio ambiente nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. O IGP&I é uma associação sem fins lucrativos, composta pelas doze principais Associações de Proteção e Indenização, atuando na assistência aos seus associados em incidentes marítimos, reparação de danos ambientais e indenização às vítimas.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas