CPAL e sua Agência subordinada, em Penedo (AL), empregaram 120 militares na Operação

A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) encerrou, no dia 28 de fevereiro,  a Operação Verão 2022-2023. Com o slogan “NAVSEG: você conectado a uma navegação segura”, foram intensificadas as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de conscientização de condutores e passageiros quanto à salvaguarda da vida humana, à segurança da navegação e à prevenção da poluição ambiental no litoral e nas águas interiores do estado.

as1 50
Durante Operação Verão em Alagoas foram inspecionadas 10.870 embarcações, sendo emitidas 269 notificações

No período de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023, foram inspecionadas 10.870 embarcações, emitidas 269 notificações para comparecimento, apreendidas 16 embarcações e instaurados 3 inquéritos administrativos. Além disso, foram realizadas 56 visitas e 54 palestras com 648 ouvintes nas marinas, colônias de pescadores, associações de embarcações e nas praias. Para as ações realizadas nesta operação, a CPAL e sua Agência subordinada, em Penedo, AL, foram empregados 120 militares, com o apoio de 11 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas, que atuaram em ações de fiscalização no mar e águas interiores de Alagoas.

As infrações mais observadas durante as ações de fiscalização foram: condução de embarcação por pessoa não habilitada; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros) e excesso de lotação da embarcação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).