Marinha do Brasil em Ação: Protegendo Nossos Portos!

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A bela cidade de Fortaleza, capital do Ceará, foi palco de um grandioso treinamento da Marinha do Brasil. Encerrado no dia 6 de outubro, o exercício, batizado de “Deportex”, teve como principal missão aprimorar as habilidades dos militares na proteção dos nossos terminais portuários. Mas não é só isso! O treinamento também focou em aperfeiçoar as operações de defesa naval em uma vasta área que abrange diversos estados do Nordeste, como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Participação e Dedicação

blank
Fuzileiros Navais atuam em conjunto com a Capitania dos Portos do Ceará em exercício

Não foi um simples treinamento. Iniciado no dia 4 de outubro, o “Deportex” contou com a dedicação de aproximadamente 300 militares. Estes bravos homens e mulheres são integrantes do Comando do 3º Distrito Naval e de suas organizações subordinadas, como o Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal e a Capitania dos Portos do Ceará. A união de forças demonstra o comprometimento da Marinha em garantir a segurança em nossas águas e terras.

Ações no Porto do Mucuripe

blank
Treinamento de controle de distúrbios durante manifestação que simulava tentativa de invadir o Porto

O cenário escolhido para o exercício foi a região do Porto do Mucuripe, em Fortaleza. Lá, os militares mostraram suas habilidades em terra, garantindo a segurança das instalações portuárias. Mas a ação não se limitou à terra firme. Embarcações e navios também tiveram papel crucial, operando na área marítima adjacente ao porto. O objetivo? Simular e preparar para situações reais, garantindo que nossos portos estejam sempre protegidos.

Desafios e Preparação

blank
Equipe da saúde executa atendimento a militar ferido em simulação de explosão na área dos contêineres

O Capitão dos Portos do Ceará, Anderson Pessoa Valença, destacou a relevância do “Deportex”. Segundo ele, o exercício permite avaliar e aprimorar não apenas os militares e equipamentos, mas toda a estrutura envolvida. E os desafios foram muitos! Foram mais de 30 simulações, incluindo acidentes, incêndios, explosões e até tentativas de invasão. O resultado? Mais de 35 embarcações abordadas e 300 veículos vistoriados, garantindo o controle terrestre e marítimo da área.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas