No período compreendido entre 22 e 24 de fevereiro, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), esteve atracado em Abidjã, na Costa do Marfim, com o objetivo de realizar apoio à Política Externa, após ter participado do Exercício Multinacional “Obangame Express 2023”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No dia 24 de fevereiro, logo após a desatracação do Porto de Abidjã, o NPaOc “Araguari” e o Navio “Premier-maître L`Her”, da Marinha da França, realizaram exercícios operativos de combate à pirataria e ao tráfico de drogas, além do tradicional “Leap Frog”, quando há aproximação lateral entre os navios e manutenção desta posição a uma distância aproximada de 50 metros. Os exercícios tiveram como objetivo aumentar a proficiência marítima e a interoperabilidade entre essas marinhas e elevar o aprestamento dos meios, fortalecendo, sobremaneira, os laços de amizade entre Brasil e França.

Imagem do WhatsApp de 2023 02 27 as 09.48.16 Imagem do WhatsApp de 2023 02 27 as 09.48.15 Imagem do WhatsApp de 2023 02 27 as 09.48.14 Imagem do WhatsApp de 2023 02 27 as 09.48.12 Imagem do WhatsApp de 2023 02 27 as 09.48.11 Imagem do WhatsApp de 2023 02 27 as 09.48.04

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).