Após dez dias atuando na Comissão “Canal Tamengo 2023”, a Lancha Balizadora de Águas Interiores “Piracema”, subordinada ao Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), retornou ao cais do Complexo Naval de Ladário (CNLa) nesta sexta-feira (30). A missão é resultado de um acordo entre a Marinha do Brasil e a Armada Boliviana, com o objetivo de recolher dados batimétricos para a atualização de documentos náuticos e a manutenção de auxílios à navegação na região do Canal Tamengo e da Lagoa Cáceres.
Coleta e Processamento de Dados Batimétricos e Topogeodésicos
Durante a comissão, foram recolhidos 3,95 GB de dados batimétricos monofeixe, cobrindo uma extensão de 10 km. Estes dados serão utilizados para atualizar três documentos náuticos referentes à região. Adicionalmente, foram coletados dados topogeodésicos de pontos de interesse à navegação e de Referências de Nível, nas Estações Fluviométricas de Ladário (MS) e Tamarinero (BOL), que fornecem a altura do rio diariamente.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Capacitação e Intercâmbio de Conhecimento entre as Marinhas
Além da coleta de dados, a missão também serviu como oportunidade de treinamento para militares da Armada Boliviana, que participaram ativamente na aquisição batimétrica, e puderam acompanhar o processamento dos dados e a confecção das Folhas de Bordo nas dependências do CHN-6.
Manutenção dos Auxílios à Navegação e Estreitamento das Relações Bilaterais
Os militares bolivianos também acompanharam a atividade de manutenção dos Sinais de Auxílios à Navegação, dispostos às margens do Canal Tamengo, essenciais para a segurança da navegação na região. O Diretor do CHN-6, Capitão de Fragata Felipe Tangari, destacou que a iniciativa contribui para aumentar a confiança mútua, o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação entre as duas Marinhas, além de fortalecer os laços de amizade e a interoperabilidade entre as Forças Navais.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395