Governador do Es tado de São Paulo, prefeito Ricardo Nunes e oficiais-generais das Forças Armadas durante revista às tropas

Na manhã ensolarada do dia 7 de setembro, a cidade de São Paulo se transformou em um palco vibrante de celebração e patriotismo. Centenas de paulistanos se reuniram no Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, mais conhecido como Sambódromo do Anhembi, para testemunhar o tradicional Desfile Cívico-Militar que marcou os 201 anos da Independência do Brasil. O evento, que começou pontualmente às 8h30, contou com a presença de importantes figuras políticas e militares, incluindo o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito Ricardo Nunes, que juntos realizaram a revista às tropas, dando início a uma manhã de festividades e homenagens à nação brasileira.

Desfile Militar: Uma Demonstração de Força e União

blank
Marinha do Brasil abre desfile militar com um contingente de 350 militares

O ponto alto da celebração foi, sem dúvida, o desfile militar, que contou com a participação de um contingente de 350 militares da Marinha do Brasil. O público, que lotou as arquibancadas do Sambódromo, pôde apreciar a marcha impecável do Grupamento Escolar, composto por Aspirantes da Escola Naval, e do Grupamento da Marinha, que trouxe destacamentos feminino e masculino, demonstrando a força e a união que caracterizam as Forças Armadas brasileiras. Além disso, o evento contou com a presença de representantes do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), o Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de ARAMAR (BtlDefNBQR-ARAMAR), e a Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval, que trouxe uma trilha sonora emocionante para o evento.

Presença de Autoridades

Oficias da Marinha do Brasil, acompanhado do Governados do Es tado de São Paulo, prestigiam o Desfile Cívico-Militar alusivo a Independência do Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acompanhado do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, e do Comandante do 8º Distrito Naval, o Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, e demais autoridades acompanharam, do palanque, o canto do Hino da Independência e início do desfile.

Desfile Motorizado: Tecnologia e Segurança em Exibição

O desfile motorizado foi um show à parte, apresentando cinco meios operativos que destacaram a tecnologia e a segurança que as Forças Armadas brasileiras possuem. Entre os destaques estavam o caminhão com militares equipados do BtlDefNBQR-ARAMAR, os Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf), ASTROS e PIRANHA, do ComFFE. Adriano Farques, um mecânico a diesel e grande admirador das Forças Armadas, expressou sua admiração e segurança ao presenciar o desfile motorizado, destacando a oportunidade de observar a logística das Forças e ter a certeza de que o país está bem resguardado.

Celebrações Além de São Paulo: Um Dia de Festa Nacional

Parada Naval é destaque nas celebrações do 7 de setembro em Santos

As celebrações não se limitaram à capital paulista. Em várias cidades dos estados de São Paulo e Paraná, cerca de 300 militares representaram a Marinha do Brasil em desfiles cívico-militares, demonstrando que o espírito de patriotismo e união permeava todo o país. Em Santos, o destaque ficou por conta da Parada Naval realizada na orla da cidade, um evento grandioso que contou com a participação de oito embarcações, incluindo os Navios-Patrulha “Guajará” e “Maracanã”, e o Aviso de Patrulha “Barracuda”. A parada também contou com a presença de embarcações da Capitania dos Portos de São Paulo, lanchas da Polícia Federal, Polícia Militar Ambiental, Guarda Portuária e Grupamento de Bombeiros Marítimo, em uma demonstração de força e cooperação entre as diferentes instituições que zelam pela segurança e soberania do Brasil.

O 7 de setembro de 2023 foi marcado por uma celebração vibrante e emocionante dos 201 anos de independência do Brasil. Em São Paulo, a Marinha do Brasil, junto a outras forças armadas e instituições, proporcionou um espetáculo de patriotismo e união, demonstrando a força e a resiliência do povo brasileiro. Foi um dia para relembrar a história, celebrar as conquistas e renovar as esperanças por um Brasil cada vez mais unido e forte.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).