A Marinha do Brasil atualizou a lista de nomes de ciclones tropicais e subtropicais que podem atingir a costa brasileira. A relação, com 32 nomes em tupi-guarani, entrou em vigor em 1º de março e foi publicada em portaria do Ministério da Defesa e da Diretoria de Hidrografia e Navegação. A nomenclatura é para ciclones que possam atingir a Metarea 5, área de responsabilidade do Brasil perante a OMM (Organização Meteorológica Mundial).
A escolha dos nomes em tupi foi feita em conjunto com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a Força Aérea Brasileira e o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A atualização ocorre quando se atinge o final da relação de nomes anterior.
O último ciclone nomeado pela Marinha foi a tempestade subtropical Yakecan, entre 16 e 19 de maio de 2022, o 16º a atingir a costa brasileira desde o Arani, em 14 de março de 2011, que iniciou a lista de nomenclatura anterior, criada após o furacão Catarina, em 2004.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
A nomeação de ciclones no mundo começou por volta dos anos 1900, e meteorologistas decidiram usar listas em ordem alfabética no fim do século 20 para facilitar a nomeação e compreensão de quantos outros ciclones foram registrados no mesmo ano.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395