Marinha do Brasil assessora a Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe durante a “Obangame Express 2022 “

Oficial estadunidense em coordenação do exercício OBANGAME EXPRESS 2022 no Centro de Operações Marítimas de STP

No período de 12 a 17 de março, a Missão de Assessoria Naval do Brasil colaborou com a condução do exercício “Obangame Express 2022”, em São Tomé e Príncipe (STP), por meio de adestramentos e correções de procedimentos operacionais dos militares santomenses e auxílio aos estadunidenses, na coordenação e tradução das orientações transmitidas à Guarda Costeira.

Este ano, a operação anualmente organizada pela Marinha dos Estados Unidos da América, com o propósito de treinar os países africanos da costa ocidental e central para fortalecimento da segurança marítima na região do Golfo da Guiné, contou com a participação, em águas santomenses, de 3 navios estrangeiros: NRP Zaire (Portugal), F796 –Commandant Birot (França) e CNS Dipikar (Camarões).

Ministro da Defesa, Jorge Amado, enaltece a importância da proteção da
região marítima do país

Ao final do último cenário operativo, o Ministro da Defesa, Jorge Armado, acompanhado do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de STP, de militares santomenses e estrangeiros, agradeceu à cooperação internacional, destacando Brasil, EUA e Portugal, e enalteceu a importância da atuação conjunta das Forças Armadas de STP para proteção do território e águas jurisdicionais do país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui