Marinha do Brasil apoia pescadores e escolas após enchentes no RS

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Nos dias 16 e 17 de julho, a Marinha do Brasil realizou uma importante ação de apoio em São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, auxiliando pescadores e escolas afetadas pelas enchentes causadas pela elevação do nível da Lagoa dos Patos. A operação fez parte da missão solidária Taquari II, coordenada para fornecer suporte vital às comunidades impactadas.

Distribuição de Donativos

Entrega de água potável e materiais de higiene

No dia 16 de julho, a Estação Naval do Rio Grande mobilizou um caminhão para distribuir quatro toneladas de água potável. A distribuição foi feita em três escolas da região: Escola Estadual de Ensino Fundamental Vicente Di Tolla, Instituto Estadual de Educação Walter Thofehrn e Escola Estadual de 1º Grau Padre José Herbst. Este esforço garantiu que estudantes e funcionários dessas instituições tivessem acesso a água limpa durante um período crítico.

Escolas beneficiadas pela distribuição

A entrega de donativos nas escolas não se limitou apenas à água potável. Materiais de higiene também foram distribuídos, contribuindo para melhorar as condições sanitárias e de saúde nos ambientes escolares. A solidariedade demonstrada pela Marinha foi recebida com gratidão por diretores, professores e alunos, que enfrentavam dificuldades significativas devido às enchentes.

Impacto nas comunidades locais

No dia seguinte, 17 de julho, a ação da Capitania Itinerante, realizada pela Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, estendeu a ajuda aos pescadores da Colônia de Pescadores Z8. Além de regularizar a documentação dos pescadores, a Capitania distribuiu água, materiais de higiene e cestas básicas, proporcionando um suporte essencial para as famílias afetadas. “A regularização da documentação, bem como o levantamento das necessidades de formação profissional dessas famílias de pescadores, é parte importante da fase de reconstrução. As famílias dependem da pesca e precisam voltar às suas atividades. Além disso, a entrega desses donativos é um alívio necessário”, afirmou o Encarregado da Divisão de Ensino da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, Primeiro-Tenente (AA) Francisco de Paulo Matos Junior.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).